Greenpeace

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

É vatapá... É caruru... Jesus, eu vou comer o seu bolo!...

O Natal e o dilema cultural.


Deveria ser assim: com toda essa intimidade, que deveríamos comemorar o aniversário do maior de todos os filósofos: Jesus.

Mas curiosamente, apesar da nossa origem ser culturalmente católica, apesar do imenso alcance do conhecimento e das idéias, muitos não se sentem íntimos de Jesus. Seja porque a religião lhes impõe uma grande distancia da divindade ou seja porque a ignorância sobre a história da humanidade não lhes traz nenhuma relação além do vínculo religioso.

Ora, assim como Sócrates e Buda, Jesus não deixou escritos. Foram seus discípulos que se encarregaram de registrar sua obra. Parece que os filósofos da antiguidade não tinham o hábito  de escrever autobiografias. Porém a grande diferença entre Jesus e outros filósofos é que enquanto os últimos contribuiram para desenvolver o ser humano, ele literalmente mudou o mundo! Disso, nem os ateus podem discordar. Até mesmo porque Jesus foi um homem de carne e osso, assim como tantos outros grandes homens que influenciaram sua época ou a posterioridade. Martinho Lutero é um bom exemplo, mas temos tantos outros: Lao Tse, Confúncio, Moisés, Demóstenes, Platão, Maomet, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Allan Kardec, Santhya Sai Baba, Mohandas Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Zélio Fernandino de Morais, Mandela, Chico Xavier, Dalai Lama (Tenzin Gyatso), Divaldo Franco, Nietzsche, São Francisco de Assis, etc.

Ou seja, hoje o mundo está melhor, mais sensível. E é graças a ação de muita gente boa que procurou plantar bons sentimentos no coração da gente. Dessa "galera", Jesus se destacou. Ele causou uma reviravolta que até hoje nós sentimos - graças à Deus para os crentes ou graças à aleatoriedade (para os ateus) que gerou um homem bom, na hora certa e no lugar certo :) .

Então hoje, seja você ateu, agnóstico ou crente em qualquer crença, festeje esse dia como se festeja um aniversário de alguém que você ama. E agradeça ao universo pela sorte de termos tido Jesus como um dos nossos antepassados.

Um Natal de muita reflexão, paz e alegria!


Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Um engenheiro otimista que adora política, estuda religiões, meditação e software livre, e se preocupa com o meio ambiente.